Curiosidades | Branco e Preto não são cores?!
Postado por : Rafaella R. Liasch quarta-feira, 18 de abril de 2018

Drawing a Draw
     Já ouviu falar na Teoria das Cores?

      Fala pessoal, tudo bom?? Espero que siim!! E antes que alguém venha me perguntar, sim, você leu o titulo desta postagem certo. Branco e Preto não são cores e eu vou explicar pra vocês o porquê.

     Acho que vocês já devem ter ouvido falar na Teoria das Cores, se não, eu vou explicar o que é.
     Basicamente, a Teoria das Cores diz que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz. E o que isso significa? Significa que se a luz não existisse, as cores também não existiriam.

     Isaac Newton estudou sobre o fenômeno da difração que consiste em decompor a luz solar em várias cores quando esta atravessa um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro. Mais pra frente eu vou fazer um post falando mais sobre o espectro, mas resumidamente, ele é formado pelas cores que compõem a luz do sol, que são o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Siim, são as cores do arco-íris!

     E o que isso tem haver com branco e preto não serem cores?

     O branco e o preto são apenas resultados da presença ou ausência da luz. O branco é a luz pura, ou seja, é quando há a reflexão total das sete cores, já a cor preta é ausência total da luz, ou seja, a cores não são refletidas e sim absorvidas.
     Vamos pegar um exemplo de uma folha de uma árvore. A maioria das folhas são verdes não é mesmo? Mas você sabe o por que de você enxergar a folha verde? Basicamente, quando o raio de luz atinge a folha da árvore, essa folha vai absorver todas as cores, exceto o verde, que vai ser refletido. Quando essa parte da luz é refletida e chega até nosso olhos, vemos a folha na cor verde, que é justamente a cor que a folha não absorveu.
     No caso do branco, é quando o objeto vai refletir todas as cores do luz solar e no caso do preto é quando o objeto vai absorver todas as cores e nenhum raio vai ser refletido. Por isso o branco e o preto não são cores, apesar de considerarmos, eles são somente consequências da presença ou ausência de luz. E o cinza? O cinza é quando a luz as reflete parcialmente. Por essa razão, são chamadas cores neutras, mas, na verdade, representam uma escala com variações tonais entre o branco e o preto.


     É meio estranho, mas se formos analisar, um objeto vermelho é de todas as cores, menos vermelho :v Pode ser que eu esteja falando bobagem? Sim, pode ser, mas analisando friamente parece que é isso mesmo não é kkkkk' Já que a unica cor que ele não vai absorver é justamente o vermelho. O que vocês acham disso? Esse é o tipo de coisa louca que passa na minha mente Ashuahu'

     É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado, eu particularmente adoro esse assunto, acho bem interessante. Eu vou postar mais sobre as cores no decorrer do mês, então se vocês também curtem esse tipo de assunto, fiquem atentos!!
     Bjss ♥

{ 2 comentários... Comente também! }

  1. Gostei da explicação me ajudou a entender a paleta de cores , que nunca imaginei preto e branco eram tão importantes assim ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é kkkk' Acho esse assunto muito legal. E mesmo sabendo que Branco e Preto não são cores a gente considera.

      Excluir

- Copyright © - Drawing a Draw - Powered by Blogger - Designed by Rafaella Ruy Liasch -