Materiais | Tipos de Lápis para desenho
Postado por : Rafaella R. Liasch sábado, 6 de janeiro de 2018

Drawing a Draw
     Yoo Marshmallow desenhistas :3 Vocês conhecem os tipos de lápis ideais para desenho?



     Primeiramente vamos saber um pouco mais sobre o grafite. Atualmente os lápis que conhecemos e encontramos em papelarias, mercados e lojas são feitos de grafite e argila, e esse é o motivo que faz alguns serem mais duros e outros mais moles.
     Antigamente, os escrivães da Roma antiga utilizavam um tipo de estilete, chamado Buril, para marcar o papiro, e a partir do ano de 1564, com a descoberta das minas na Inglaterra, que o grafite passou a ser empregado como lápis.

     Se vocês desenham há algum tempo, ou conhecem alguém que desenhe, com certeza vocês já devem ter ouvido falar em "2B", "3H", "HB", entre outros. Pois bem, esses nomes estranhos são alguns dos tipos de lápis que existem, e eles são classificados de acordo com o grafite.
     
     Os lápis do tipo H são os mais finos e possuem um grafite mais duro.
     Já os lápis do tipo B são mais macios e possuem um grafite mais grosso e suave. 

     Mais de onde surgiram essas letras?
     A letra H, que define tipos de lápis mais finos, vem da palava inglesa "Hard" ou  "Hardness", que significa dureza. Quanto maior o numero que acompanha o H, maior a dureza do grafite.
     A letra B, que define os lápis mais macios, vem da palavra "Black", "Blackness" ou "Bold", que significa negrito. Quanto maior o numero que acompanha o B mais macio e mais escuro é o grafite.

     E os lápis HB e F?
     ▶O HB é muito usado para escrever. Esse tipo de lápis uma mistura a dureza do H com a negritude do B e o resultado é ideal para escrita.
     ▶O F vem de "fine", ou seja, ponta fina.
Drawing a Draw

     Mas então, qual lápis devo usar?
     A escolha por um lápis é muito pessoal, mas podemos colocar um "padrão" para auxiliar você que ainda não sabe qual escolher. 

     Para rascunhos, projetos, estudos, áreas escurras e grande, utilize um lápis mais macio, como os lápis do 9B ao 4B;
     Para desenhos a mão livre, 3B a B;
     Para desenhos lineares e escrita utilize os mais duros, como o HB e o F;
     Para desenhos técnicos, H ou H2;
     Para gráficos e detalhes, 3H a 5H;
     Para Litografia, Xilogravura ou outros fins especiais, 6H a 9H.

     Em resumo, utilize os lápis mais duros para traços mais claros e os mais macios para sombras e preenchimento de áreas grandes.
     Ps.: Os mais duros são mais difíceis de serem apagados, enquanto os mais suaves podem ser totalmente apagados, sem deixar marcas no papel.
     Esse seria o "padrão", porem como disse ali em cima, fica a seu critério e gosto na hora de escolher, eu por exemplo utilizo o 2B para desenhar, fazer rascunhos, etc. e o 6B para sombrear. Recomento para quem estiver começando, que procure pelo menos por esses dois tipos de lápis (2B e 6B) e posteriormente vai experimentando os outros até que ache o lápis que se sinta mais confortável.
    
     Espero que tenham gostado e ajudado vocês, lembrando que não é obrigatório o uso desses lápis, mesmo que alguns digam que seja. Da para desenhar com qualquer lápis, então não se preocupem. Agora se você está pretendendo aprender a sombrear ai não tem jeito, ai pelo menos você teria que comprar um lápis 6B, agora se for só para traçar o desenho e utilizar lápis de cor, giz pastel ou tinta para colorir, pode ser qualquer um, só tome cuidado para não marcar a folha, ok?
     Vejo vocês na próxima atualização, Bjs ●з●

Deixe seu comentário

- Copyright © - Drawing a Draw - Powered by Blogger - Designed by Rafaella Ruy Liasch -